Tenha uma mente brilhante


Conheça dicas para ter mais saúde e ganhar criatividade


A criatividade está no próprio processo de formação do cérebro. As contínuas transformações do universo, mesmo antes da formação da vida animal, fazem parte disso.

Ao ser formado, o cérebro passou a recriar a realidade e a si mesmo. Mesmo os gêmeos tornam-se diferentes em suas possibilidades por conta das interações com o ambiente.

Tais interações formam conexões cerebrais próprias do sujeito. O cérebro é o órgão que mais se modifica na relação com o ambiente. Somos originais por natureza.

Temos bilhões de neurônios, cada um com a capacidade de fazer muitas conexões com vários outros neurônios. Quatro quatrilhões de conexões foram comprovadas e matematicamente estimam-se dez quatrilhões de conexões.

Imagine isso em termos de combinações para nossa capacidade criativa e curativa!
"O EMDR e o Brainspotting têm sido cada vez mais utilizados para a potencialização da capacidade criativa de leigos e artistas".
Como o EMDR e o Brainspotting (técnicas que estimulam mecanismos de cura e criatividade do cérebro, e destacam-se pela eficiência e agilidade )possibilitam o desbloqueio das redes neuronais e a organização de novas conexões, eles têm sido cada vez mais utilizados para a potencialização da capacidade criativa de leigos e artistas: atores, escritores, designers, pintores, dançarinos, coreógrafos, cantores, músicos, compositores.

O objetivo do trabalho é estipulado pelo paciente: soltar a voz, deixar fluir ideias, ?entrar no personagem?, por exemplo. Mesmo quando a queixa do cliente não é sobre criatividade, vê-se a criação: novas perspectivas, ideias, sensações e até expressões faciais e corporais surgem.

Nas sessões seguintes, os pacientes trazem relatos de novas atitudes, muitas vezes surpreendentes pra eles mesmos. O processo de cura/criação inclui novas associações entre ideias, fusão entre imagens, reciclagem de experiências (não necessariamente traumáticas), além do aumento da comunicação entre diferentes regiões cerebrais, incluindo nossa mente inconsciente.

A criatividade "é uma atividade que utiliza todas as capacidades de processamento que possuímos" (ARTONI, 2004).

Para "uma mente brilhante", destacam-se algumas atitudes facilitadoras:
"A criatividade é necessária para nossa saúde".
- Conectar teoria e prática: entender o significado de uma ideia e disponibilizar o corpo para a concretização;
- Saber observar e discernir;
- Pensar visualmente;
- Capacidade de abstrair, teorizar;
- Reconhecer padrões e variáveis;
- Capacidade de generalizar;
- Percepção muscular, sensorial;
- Pensamento dimensional;
- Criar modelos que facilitem a experimentação;
- Brincar;
- Vivenciar diferentes culturas.
O Dr. David Grand, descobridor do Brainspotting, costuma dizer que ser criativo não significa apenas ter ideias criativas, mas sim colocar ideias criativas em prática.

Este é o grande desafio. Ele ainda diz "não existe cura sem criatividade e nem criatividade sem cura".

Considerando suas ideias, dois pontos chamam a atenção:
1) a criatividade é necessária para nossa saúde;
2) a criatividade e a saúde precisam ultrapassar a barreira do imaginário e superar os desafios impostos pelo real.

Tais considerações me remetem ao paradigma do Ócio Criativo explicitado por Domênico de Masi. O Ócio Criativo é a transição entre trabalho, estudo e lazer de tal maneira que os conhecimentos advindos de uma área possam ser aplicados às demais continuamente.

A divisão entre mente e cérebro, corpo e mente, trabalho e lazer, teoria e prática, micro universo e macro universo, seria vista em outra perspectiva ampliando as possibilidades de ser.

O interesse pela vida seria o foco em todos os momentos e o trânsito de informações mais saudável e criativo, construindo uma nova ética: um sentido para a vida que considere a estética da existência.

Fontes:
texto: Psa. Giovana Tessaro
Imagem: Daslu

Um comentário:

  1. Obrigada pela visita e pelas palavras carinhosas.
    Criatividade é uma coisa que enferruja por falta de uso nénão?!
    O progresso pessoal é uma vitória deliciosa, nos mínimos detalhes. Mesmo com a decrepitude da velhice, uma dor aqui, uma manchinha na pele ali, é inegável a beleza do conhecimento acumulado. Se eu ficar mais criativada do que eu ano vai virar caso de internaçao kkk
    Seja muito bem vinda viu!
    linda semana

    ResponderExcluir

Fico feliz que comente e venha me visitar!
Um grande Abraço e Volte sempre!
Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translator