FORTALECENDO A AUTO-ESTIMA DO SER HUMANO


A auto-estima é um assunto muito abordado em tempos atuais onde vem sendo debatido na sociedade, em palestras e tornando-se algo preocupante diante da vida corrida, estressante e desregrada que se é impostas pelos vários compromissos e obrigações diárias a cumprir. E são através dos pensamentos, atitudes e vontades de mudanças que faz com que se possa fortalecer a auto-estima. Você se torna o que você pensa. Enfatizando ainda o quanto é necessário entender todos esses pontos para que se possa colocar em prática esse fortalecimento é que foi colocada aqui a importância do entendimento maior sobre o assunto, onde, através da lei da ação e reação, da atração, dos pensamentos positivos, do amor próprio é que se pode fazer com que os seres humanos tornem-se mais saudáveis emocionalmente e conseqüentemente mais felizes.

INTRODUÇÃO

A auto-estima pode ser desenvolvida em qualquer idade, onde antigamente acreditava-se que ela era determinada na infância e intocável o resto da vida. Ser feliz é uma questão de escolha. Claro que não é tão simples assim como um passo de mágica a mudança para aquelas pessoas que vivem em função do negativismo. Mas sabe-se também que quando se quer verdadeiramente algo na vida consegui-se.

DESENVOLVIMENTO

Explicando o significado da palavra URBAR (2004,23.) deixa clara a importância da comunicação ao citar Rosten, afirmando que: "A palavra, elas cantam, elas machucam, elas ensinam, elas santificam. Elas foram o primeiro feito incomensurável de magia do homem. Elas nos libertam da ignorância e do nosso passado bárbaro", afirmando também que "Palavras amáveis não custam nada, mas nos ajudam a obter muito". Elas podem até mudar vidas. "(138.).

Fazendo a comparação de algumas palavras mostra o peso significativo delas quando ditas. Isso faz com que se reflita sobre o que se fala, pois palavras têm realmente um poder enorme de construir algo positivo, assim como destruir a vida de alguém.

Reflita sobre como chega aos seus ouvidos e como se sente com as palavras que ofendem e as palavras que elogiam. Como por exemplo:

ODIO------------------------ AMOR

SOFRIMENTO------------ ALEGRIA

BATER---------------------- CARINHO

TRISTEZA------------------ ALEGRIA

CHORO---------------------- RISO

MORTE---------------------- VIDA

NEGATIVO----------------- POSITIVO

Várias outras palavras que não são percebidas que poderiam ser substituídas, pois o poder dessas palavras positivas é que vai dar aquele começo de mudança para a auto-estima aumentar e para que se compreenda que cada dia que amanhece quem vai dizer como ele vai ser será cada um, pois, se tem o poder de modificar o negativo em positivo.

As experiências vivenciadas com crianças em uma escola pública levam a crer em uma vida desestruturada emocionalmente de muitas delas e que com uma palavra de carinho, um elogio, gentilezas e de força para progredir em sua vida emocional tiveram um resultado surpreendente em suas atitudes diante a situações consideradas irreversíveis. Onde os professores diziam: "Ele não tem jeito", "Ele é um caso perdido"!"" "Ele não vai conseguir". Enquanto que outros profissionais fazendo um trabalho inverso em que acreditasse neles, que seriam capazes de mudar tudo aquilo que estivessem dispostos a mudar, de que todos tinham potencial, bastava colocá-los em prática e acreditar.

Para Urban (2004,33) ao citar um autor desconhecido e ainda referenciando a palavra, o mesmo afirma que:

Uma palavra descuidada pode provocar um briga

Uma palavra cruel pode arruinar uma vida

Uma palavra amarga pode instalar ódio

Uma palavra brutal pode atingir e matar

Uma palavra bondosa pode deixar o caminho

mais suave

Uma palavra alegre pode iluminar o dia

Uma palavra oportuna pode diminuir a tensão

Uma palavra amorosa pode ser cura e benção.

Platão, citado por Urban (2004,62.) diz que "Os homens sábios falam porque têm algo a dizer. Os tolos falam porque tem que dizer algo." Por isso devemos entender que o nosso silêncio em algum

momento é muito mais sábio e ajudará muito mais do que termos que falar só por ter que dizer algo.

Já dizia Abraham Lincoln, também citado por Torres e Zanquim (2007,99) "É melhor permanecer calado e deixar que suspeitem de que você é tolo do que abrir a boca e acabar com todas as dúvidas.".

Às vezes uma única palavra pode desestruturar a vida de alguém. A auto-estima depende muito de como vêem e percebem o que seja certo e errado, coisa que é muito relativa, pois vai depender de cada experiência vivida.

O tom de voz, por exemplo, é algo que influencia muito para quem estar ouvindo. Isso pode ter um significado muito forte na vida de alguém que o deixara com sua auto-estima baixa. Talvez em algum momento de sua vida, as palavras rudes foram constantes e ai nesse momento as lembranças voltam, e é exatamente ai que deve se ter cuidado para não deixar que isso passe a ser algo perturbador e leve de volta á uma auto-estima baixa. É como se os pensamentos fossem um imã que atrai tudo aquilo que se quer e o que não se quer também.

O potencial de cada pessoa existe para ser usado, mudando aqueles pontos negativos que até então os perseguem, pois quando eles surgiram tinham significados diferentes dos de hoje. Deve-se acreditar nele, pois é nesse acreditar que tornar-se possível o fortalecimento e a possibilidade de ser mais feliz.

Apesar de saber que a verdade é muito relativa. O que é verdade para você pode não ser a mesma para outra pessoa, cada um tem a sua verdade obtida através de suas experiências vividas, cada um tem sua personalidade formada de acordo com o que viveu e absorveu durante toda vida onde e com quem conviveu. Cada um com sua visão, com sua personalidade.

È possível à transformação do mau hábito mental no bom costume de refletir de forma construtiva a respeito de seus problemas. Isso será possível a partir do esforço para dirigir seu pensamento tão logo identifique o início do ciclo da preocupação.

Beltrán (2004,55) cita um pensamento de um jesuíta hindu Anthony de Mello, onde diz: "Nada mudou, exceto minha atitude. Portanto...

tudo mudou." E é assim que funciona a auto-estima. Melhorá-la só depende de suas atitudes de mudanças e confiança naquilo que você é. A vida só melhora se cada um tiver consciência que são os únicos responsáveis por essas mudanças e que não é justificando sempre os traumas que irá resolvê-la. Precisa também ficar ciente de que uma auto-estima baixa não mudará de uma hora para outra. Ela não funciona como aquela história da fábula infantil "Aladim e a lâmpada maravilhosa", onde Aladim esfregava a lâmpada e um gênio aparecia dizendo que o desejo dele era uma ordem. Não é assim que as coisas funcionam. A vida não é um faz de conta, é real. E para que as coisas mudem, precisa-se,acima de tudo, querer que isso aconteça e trabalhar para isso.

O potencial do ser humano é inacabável. Usa-se apenas 5% do cérebro onde 95% esta parado esperando para ser estimulado.

A maioria das pessoas que possuem auto-estima baixa coloca sempre o lado negativo em primeiro lugar. Por exemplo: Começa um projeto e já começa dizendo que não vai conseguir ou que não pode dar certo. Como realmente desenvolver algo se nem o próprio criador não acredita nele?Quando se acredita todo o universo conspira ao favor, essa é a lei da atração. Se o pensamento for positivo e o acreditar sincero atraíra possibilidades maiores de tudo dar certo já se pensar que nada dará certo todo o pensamento ira levar para a negatividade a atrairá pontos negativos no decorrer do processo de atuação sobre o que estiver realizando.

Tudo o que se é e se faz é o resultado do que se pensa e de como se age. O certo e o errado são relativos. Tudo depende do seu ponto de vista, de como você ver as coisas. Tudo ira depender de quais informações foram adquiridas durante toda sua vida sobre qualquer assunto.

Um exemplo prático disso é uma experiência feita em uma sala de aula: Foram convidadas três crianças para saírem da sala de aula. A professora coloca no quadro um desenho de um golfinho em alto mar com rochas ao redor, algas marinhas e algumas coisas belas

do mar. Depois solicita que uma das crianças volte para sala enquanto as outras duas esperam do lado de fora e é pedido para que ela olhe reflita e depois descreva o que vê. E descreve dizendo: "Vejo um golfinho passeando pelo mar, feliz, vendo as coisas belas que o mar tem e depois do passeio voltara para casa feliz". Depois pede a segunda criança que entre e faça à mesma coisa e ela descreve da seguinte maneira: "o golfinho foi deixado pela sua mãe sozinho em alto mar. Estar perdido e com muito medo. Não sabe o que fazer e nem como voltar para casa." O mesmo foi pedido à terceira criança e ela falou o seguinte:" Nada demais. Vejo um peixe na água.".

Resultado: Todas as versões dos alunos são exatamente aquelas fruto do que acreditam e o que acreditam é justamente o que absorveram da sua vida até aquele momento, experiências vividas no seu dia a dia. Assim funciona a mente humana, como um "computador mental". Tudo é arquivado e quando se precisa de algo vem à tona. Mas isso não significa que ela não pode ser modificada. Podemos trabalhar em cima do conteúdo já existente que não agrada e melhorar aquilo que pode ser melhorado. Não é tão simples, mas não é impossível Basta acreditar que poderá ser mudado e trabalhar para que isso aconteça.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Considerando-se todos os argumentos escritos aqui se chega à conclusão o quanto é necessário entender todos esses pontos para que se fortaleça a auto-estima. Através da lei da ação e reação, da atração, dos pensamentos positivos, do amor próprio é que se pode ser seres humanos mais saudáveis emocionalmente e conseqüentemente mais felizes. È simples e verdadeiras todas as citações aqui contidas. Basta se ter terminação e objetivos a seguir.

Finalizando este artigo com a certeza de que todas as palavras ditas aqui deverão servir para que se possa pensar na existência de seres humanos mais felizes.

REFERÊNCIAS

BELTRÁN, Maria Mercedes P. Preocupe-se menos... e viva mais!:Mude o hábito de preocupar-se por uma maneira positiva de conduzir os problemas São Paulo: Paulinas, 2004.

TORRES. C e S. ZANQUIM. A lei da atração São Paulo: Modras, 2007.

URBAN, Hal. Palavras positivas, mudanças significativas Rio de Janeiro: Sextante, 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz que comente e venha me visitar!
Um grande Abraço e Volte sempre!
Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translator