Momentos


TRAGO DENTRO do meu coração,
Como num cofre que se não pode fechar de cheio,
Todos os lugares onde estive,
Todos os portos a que cheguei,
Todas as paisagens que vi através de janelas ou vigias,
Ou de tombadilhos, sonhando,
E tudo isso, que é tanto, é pouco para o que eu quero. .

Álvaro de Campos Obra Poética - Editora Nova Aguilar, p. 341
Mar Português

Receita de Ano Novo

glitters


Receita de ano novo
Carlos Drummond Andrade

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)


Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.


Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Fonte:
www.secrel.com.br

Bjs
Socorrinha

Rifa-se um coração


Rifa-se um coração quase novo.
Um coração idealista.
Um coração como poucos.
Um coração à moda antiga.
Um coração moleque
que insiste em pregar peças no seu usuário.

Rifa-se um coração
que na realidade está um pouco usado, meio calejado,
muito machucado e que teima em alimentar sonhos
e cultivar ilusões.
Um pouco inconseqüente
que nunca desiste de acreditar nas pessoas.
Um leviano e precipitado coração
que acha que Tim Maia estava certo quando
escreveu...
"...não quero dinheiro, eu quero amor sincero, é isso que eu
espero...".
Um idealista...
Um verdadeiro sonhador...

Rifa-se um coração que nunca aprende.
Que não endurece, e mantém sempre viva a esperança de ser feliz,
sendo simples e natural.
Um coração insensato
que comanda o racional
sendo louco o suficiente para se apaixonar.
Um furioso suicida
que vive procurando relações e emoções verdadeiras.

Rifa-se um coração
que insiste em cometer sempre os mesmos erros.
Esse coração que erra, briga, se expõe.
Perde o juízo por completo em nome de causas e paixões.
Sai do sério e, às vezes revê suas posições
arrependido de palavras e gestos.
Este coração tantas vezes incompreendido.
Tantas vezes provocado.
Tantas vezes impulsivo.

Rifa-se este desequilibrado emocional
que abre sorrisos tão largos
que quase dá pra engolir as orelhas,
mas que também arranca lágrimas e faz murchar o rosto.
Um coração para ser alugado,
ou mesmo utilizado por quem gosta de emoções fortes.

Um órgão abestado
indicado apenas para quem quer viver intensamente
contra indicado para os que apenas pretendem passar pela vida
matando o tempo,
defendendo-se das emoções.

Rifa-se um coração
tão inocente que se mostra sem armaduras
e deixa louco o seu usuário.
Um coração que quando parar de bater
ouvirá o seu usuário dizer para São Pedro
na hora da prestação de contas:
"O Senhor pode conferir.
Eu fiz tudo certo, só errei quando coloquei sentimento.
Só fiz bobagens e me dei mal
quando ouvi este louco coração de criança
que insiste em não endurecer
e se recusa a envelhecer"

Rifa-se um coração,
ou mesmo troca-se por outro
que tenha um pouco mais de juízo.
Um órgão mais fiel ao seu usuário.
Um amigo do peito que não maltrate tanto o ser que o abriga.
Um coração que não seja tão inconseqüente.

Rifa-se um coração cego, surdo e mudo,
mas que incomoda um bocado.
Um verdadeiro caçador de aventuras que ainda não foi adotado, provavelmente, por se recusar
a cultivar ares selvagens ou racionais,
por não querer perder o estilo.

Oferece-se um coração vadio, sem raça, sem pedigree.
Um simples coração humano.
Um impulsivo membro de comportamento
até meio ultrapassado.
Um modelo cheio de defeitos
que mesmo estando fora do mercado,
faz questão de não se modernizar,
mas vez por outra, constrange o corpo que o domina.

Um velho coração
que convence seu usuário a publicar seus segredos
e a ter a
petulância de se aventurar como poeta

Ser Feliz por Cláudia Santos


Recebi de Cláudia que se acha a "louca" da casa!
Talvez pensando ns palavras de Pablo Neruda ao querer compartilhar a sua identificação. Mas a ilustração e as palavras ornamentam as palavras dela.


Minha Feliz
Tenho uma amiga que é feliz. Se eu tivesse que achar um retrato mais aproximado da felicidade escolheria o dela. Esclareço meu conceito de felicidade (cada um tem o seu, por isso felicidade não se compra, não se vende, não se empresta. E eu pego carona na felicidade da minha Feliz ). É assim meu conceito de felicidade: é sorver, tal qual uma criança, os goles inebriantes da vida. É aproveitar o que a vida lhe oferta, instante após instante, oferendas às quais, na maioria das vezes, a gente nem se toca de havê-las recebido, tão concentrado estamos na busca de uma suposta felicidade que sempre salta pra mais adiante.

Minha amiga Feliz não é rica. Pelo contrário, vive contando os trocados. Raramente vai a um shopping — nem a convido, porque ela vai lançar seu olhar de quase-desprezo. Mas se chamo minha Feliz para me acompanhar num passeio pelos arredores do Plano Piloto, ela entra no carro como uma criança a caminho da sorveteria. Se o convite for para um passeio mais longo, uma ida ao Goiás, ela põe uma muda de roupa e um livro na mochila e está pronta pra ser Feliz.

Minha Feliz me contou que certa vez num dos raros momentos de muita tristeza (Feliz quando fica triste se esconde do mundo, ninguém a alcança), num desses momentos sorumbáticos e solitários, Feliz se encantoou na varanda de casa, entregue aos abismos da infelicidade, quando um passarinho amarelo pousou no corrimão. Feliz entendeu como um agrado dos deuses: em algum lugar alguém cuidava dela. Feliz chorou mais um pouco, se levantou, tomou um banho, esquentou um pão francês com catupiri, fez um café, pegou um caderno e voltou pra varanda: começou a montar um plano de reestabelecimento da felicidade.

Minha Feliz anda de ônibus e sempre tem histórias hilariantes da aventura diária de sacolejar nos monstros ranhetas da capital mais mal servida por transporte urbano de todo o planeta. Sempre apressada, com seus passinhos rápidos, Feliz entrou no ônibus na plataforma inferior da Rodoviária sem conferir se aquele buzu ia mesmo para Valparaíso. Então perguntou ao motorista: “Esse ônibus vai para Valparaíso?”. O motorista, certamente infeliz, respondeu: “Eu não acredito! Será que este ônibus vai para Valparaíso? Deixa eu ver”. Esbravejando, desceu do ônibus, foi lá for a, olhou para o painel, voltou e trovejou: “Vai, minha senhora, este ônibus vai para Valparaíso”. Minha Feliz ficou toda sem jeito, mas não ficou infeliz. Transformou o acontecimento numa história que ela adora contar.
Minha Feliz é das pessoas mais humanas que a vida me deu o privilégio de conhecer. Tem um sentimento de solidariedade, um respeito à integridade humana e uma preocupação genuína com os miseráveis nos quais me espelho, pra eu me lembrar de que pra ser feliz é preciso esquecer um pouco (ou até muito) de si mesmo.
Raras vezes ouvi Minha Feliz falar mal de alguém. E quando o faz cerca o malfalado de tantos cuidados que fica o dito pelo não dito.

Minha Feliz é generosa com o mundo, mas ela não se ilude: o mal está à solta por aí.

Minha Feliz me ensinou: Conceição , não tem outro jeito. É ser feliz ou ser feliz

Fonte imagem: http://frasesilustradas.wordpress.com/

Fonte da frase: Pablo Neruda (Parral, 12 de Julho de 1904 — Santiago, 23 de Setembro de 1973) foi um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX.

Uma estrela...


Fiquei “namorando” por dias esta estrela. Pensei em até mostrar para uma mimiga do flickr a Erika para me ajudar! Mas, pensei e me fiz um desafio: que tal começar aprender a fazer pelo olhometro... pois não é que deu certo?!! risos
vejam vcs mesmo!

Como fazer...

Dorset buttons have a long history. With a little practice, you can make them in lots of variations.
This kind of button makes a cute embellishment for all kinds of knit and crocheted garments.
You can make your Dorset buttons with embroidery floss for a glossy finish, or wool yarn for something softer looking.
Dorset buttons have a long history. With a little practice, you can make them in lots of variations.

Dorset buttons have a long history. With a little practice, you can make them in lots of variations.

Photo: Diane Gilleland

The Dorset button has a long history, originating in the 18th century in Dorset, England. Originally, they were made on a disc cut from the horn of a Dorset Horn sheep, which was covered with needle-worked thread. Later, button makers began using metal rings as the basis for these buttons. We're going to make a simple form of Dorset button called a crosswheel, but there are lots of different styles, some of them involving intricate weaving. Once you have these basics down, experiment—the British Button Society offers some inspiration.

What you'll need:

  • Plastic bone rings (see note below)
  • Yarn or embroidery floss (see note below)
  • Scissors
  • Large-eyed, blunt needle
A note on bone rings: You can find them in fabric stores, with curtain-making supplies, or in craft stores, with crochet supplies. For your first Dorset buttons, I'd recommend using a fairly large-diameter ring, like a 1-1/2 inch. I make most of mine with a 1-inch-diameter ring.

A note on yarns and flosses: You can make Dorset buttons with all kinds of yarns or embroidery flosses. In the photo at the top of this post, you can see buttons made with six-strand embroidery floss, pearl cotton embroidery thread, worsted wool yarn, and cotton crochet thread.

I'll be making a button here with some pearl cotton, because it's crisp and easy to see. For your first buttons, however, I'd recommend using a worsted-weight yarn—it works up much more quickly.


Hold the end of the thread against the ring.

To begin, you'll need a very long strand of yarn. I usually start with a piece that's the length of my arm, times four. (That's about 100 inches.) Thread one end of this strand onto a needle, but don't tie a knot. The two ends of the strand should not be joined.

Place the other end of the strand against the bone ring, as shown. The end of the yarn should be under the ring, and the leading end should pass over the ring.


Cover the ring with blanket stitches.

We're going to cover the outside of the ring in blanket stitches. To make this stitch, bring the needle up through the center of the ring. Pull it through until you have a small loop of yarn, as shown. Pass the needle down through this loop, and pull the yarn away from the ring to tighten the knot.


With about 1/2 inch of the ring left to cover, place the loose end of the yarn along the ring.

Repeat this stitch over and over to cover the ring. Periodically slide the stitches along the ring so they're packed firmly together and no plastic is showing between them. (You'll quickly develop a rhythm for this, and the process goes pretty fast. I can usually cover a 1-inch ring in about 15 minutes.)

When you've worked your way around the ring to a point where there's about 1/2 inch left uncovered, then it's time to cover up the loose end of the yarn you started with. Place that loose end along the ring, as shown, and hold it there with your nondominant hand while you continue blanket-stitching.


Continue blanket-stitching over the loose end.

Finish covering the rest of the ring. When you're done, leave the needle end of the yarn attached to the button, but trim off the short end that's now sticking out between the stitches.

Notice here how the ring has a seam all along the outside edge—a seam created by those blanket stitches.


Move the outer seam to the inside of the ring.

Carefully slide that outer seam toward the inside of the ring. I find it easiest to do this in stages. First, I push all the stitches so the seam ends up along the middle of the ring, and then I push them to the inside.

When you're done with this step, the leading end of the yarn will be pointing to the inside of the ring, as shown.


Wrap the yarn around the bottom of the ring to the top.

This next bit is the tricky part. Essentially, we're going to wrap the yarn around the ring four times. Each wrap will be at a different angle, so we'll end up with eight "spokes" in the center of the button.

To begin this process, take that leading end of the yarn and wrap it over the front of the ring, around the bottom, and back up to the top, as shown.


Wrap around the ring again, placing the second wrap one-quarter turn to the right of the first.

Next, wrap the yarn back around the bottom of the button—only position this wrap so that it's one-quarter turn to the right of the first wrap.

(So, to clarify, in the photo above, the first wrap is now at a 45-degree angle. The second wrap is to the right of the first one.)


On one side of the button, the four wraps will join in the center.

Wrap the yarn around the ring two more times, placing each wrap one-quarter turn to the right of the previous one. You'll end up with a button that looks like this on one side: The four wraps join in the center to form eight spokes.


On the other side of the button, the wraps will join closer to the edge.

On the back of the button, those four wraps will join much closer to the edge of the button. But that's okay—we'll fix this in the next step.


Pass the needle through the spokes closest to the edge of the ring.

Face the side of the button where the spokes aren't centered. Pass the needle down between the two spokes that are closest to the edge. Pull the yarn all the way through, then give it a tug. It will gently pull that off-center side of the button to the center.


Pull the yarn to center the spokes on both sides of the button.

When you've pulled all the spokes so they meet in the center, pass the needle down between the two opposite spokes, making a little stitch across the center. This will hold the spokes in place—but you'll still need to hold the leading end of the yarn firmly until you've started weaving on those spokes. That's the next step.

(Incidentally, you can make more than eight spokes in your button, if you like.)


The weaving stitch: Bring the needle up on the left side of the spoke and down on the right side.

Now to cover those spokes. The weaving stitch is very simple: Pass the needle up through the button on the left side of the nearest spoke. Then, bring the needle back down on the right side of the spoke. Pull the yarn snug around the spoke.

Move to the next spoke on the left, and repeat that stitch—up on the left side, down on the right. Repeat this process, working your way counterclockwise around the button.


The weaving stitch will begin covering the center of the button and forming the crosswheel pattern.

After you've worked your way around the circle a few times, you'll begin to see the crosswheel pattern emerging.

If you're making a one-color button, then just keep working this weaving stitch until you've covered the entire center of the button. Then you can use the finishing step at the bottom of this post.


To add a new color, place the end of the new strand alongside the old strand.

However, just for fun, I'll show you how to add a second color to the weaving! Cut about 70 inches of a contrasting color yarn. Remove the needle from the original color and thread it onto the new color. Then, lay the ends of the two strands next to each other and use your fingers to anchor them against the back of the button for a moment.


Continue the weaving stitch with the new color.

Continue the weaving process with the new color. When you've finished one row, take those two loose ends you've been holding and place them along the back of the nearest spoke. Keep holding them there while you weave a few more rows.


The two loose ends will be caught in the weaving stitch.

Here's a view from the back of the button. When you stitch around that spoke, those loose ends will be caught in the weaving, which anchors them. When you've finished the button, you can cut them off close to the work.


Pass the needle under the weaving on the back of the button to finish.

When you've covered the center of the button with weaving, flip it over to the back and pass the needle under the back of the weave. Then, cut it close to the work.

Incidentally, if you like the way this side of the button looks, you can use it this way instead.

To sew this button to a garment, use a matching thread or floss and stitch right through the center of the button a few times.

Variations: Once you've mastered this technique, try adding more spokes, or varying the pattern of the weaving stitches. If you look at the large turquoise button at the top of this post, you'll see that I added a little embroidery around the edges and in the center. You could make a button from two thin strands of yarn in two different colors, worked together. You could add some metallic thread accents. And your buttons can also turn into things like jewelry elements, collage pieces, embellishments for sofa cushions—there are so many possibilities! You might also enjoy these beaded Dorset buttons.

Documentário "Positivas"

Recebi por email de uma amiga muito especial. Sempre atenta as questões sociais!
Repassando... vale a pena


Documentário "Positivas", com mulheres que contraíram Aids dos maridos e que
será lançado em dezembro.

Acesse o blog da diretora Susanna Lira sobre o documentário

http://positivasofi lme.blogspot. com

Abaixo, outras informações.


Documentário dá face aos números do avanço da Aids entre mulheres acima dos
50

Trailer do documentário "Positivas", com mulheres que contraíram Aids dos
maridos e que será lançado em dezembro.
http://www.youtube. com/watch? v=95KaTb5hIjU

Maiá Menezes
Casadas ou com parceiros estáveis, elas se achavam imunes ao vírus HIV.
Seguras do relacionamento e diante da ilusão de que a transmissão estava
longe de seu universo aparentemente seguro, acabaram surpreendidas pela
realidade. Na faixa de 50 anos, sete mulheres contaram suas histórias no
documentário "Positivas", da cineasta Susanna Lira, que será lançado
segundafeira no Rio. Seus relatos dão a face aos números apresentados
anteontem pelo Ministério da Saúde: em 2007, a taxa de incidência de Aids
entre mulheres acima de 50 anos dobrou em relação a 1997 - de 5,2 por 100
mil habitantes para 9,9 por 100 mil.

- A gente acha que o amor imuniza - sintetiza a professora aposentada Maria
Aparecida Lemos, de 54 anos, portadora do vírus há oito anos e uma das
entrevistadas no documentário.

Cida, como gosta de ser chamada, alerta para o despreparo de médicos para
identificar os sintomas da doença. A demora no diagnóstico a levou à
cegueira.

- Há um preconceito dos médicos.

Nos primeiros sintomas de pele, acharam que era alguma alergia. Quando meu
cabelo começou a cair, disseram que era lupus. Depois veio a febre
reumática. E só depois que comecei a perder a visão é que fui encaminhada
para um infectologista - diz a aposentada.

A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia
Freire, diz que a situação de Cida é resultado de uma lacuna na formação dos
médicos: - No caso de uma mulher com relação estável que apresenta os
sintomas, muitos médicos sequer pedem o exame. Quando se trata de Aids, o
diagnóstico precoce é a chave da qualidade de vida diferenciada - diz a
ministra, lembrando que as mulheres acima de 50 em geral vivem relações
estáveis.

Nilcéia afirma que o padrão de infecção no Brasil segue uma tendência
mundial de feminilização da doença. Para ela, o principal motivo do aumento
do número dos casos de Aids entre mulheres é a dificuldade de negociar o uso
do preservativo com os homens: - Quem define como se dá a relação sexual é o
homem - disse a ministra, que, com recursos da secretaria, apoiou o filme.

Em depoimentos ao documentário, as sete mulheres, em todas as regiões do
país, relatam como foi a descoberta de que estavam infectadas - seja pelo
marido usuário de droga, por um companheiro homossexual ou por um parceiro
infiel.

- Foi um baque descobrir. A gente fica sempre pensando na questão da
fidelidade. Mas conforme ele (o marido) ficou doente, o importante foi saber
que o parceiro querido estava indo embora - relata Sílvia, cujo marido
começou a apresentar os sintomas da Aids depois de 14 anos de casamento.

A cineasta Susanna Lira, que fez pesquisas por dois anos para realizar o
documentário, afirma que procurou mulheres que aceitassem mostrar o rosto.
Em pesquisas nas secretarias estaduais, colhidas para o documentário, a
cineasta chegou a encontrar casos em que 64% das mulheres com Aids
contraíram o vírus do parceiro estável.

Estrelas em Linhas Imaginárias


Imagine que no meu "garimpo" pela internet encontro este blog que é um show.
http://linhasimaginarias.blogspot.com/
Quem tiver o pap me ensina, ok?
bjks
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translator