Medo de voar

Existe um grande número de pessoas que, só de pensar na possibilidade de viajar de avião são invadidas por uma ansiedade imensa e por pensamentos atordoantes que as apavoram e causam mal-estar físico. O medo de voar é uma fobia específica que atinge mais de 40% dos brasileiros e que pode se manifestar em diferentes níveis, do mais ameno - no qual as pessoas utilizam o transporte aéreo com um certo receio - ao mais extremo – no qual as pessoas sequer conseguem entrar em uma aeronave.

Embora reconhecido por todos como o meio de transporte mais seguro que existe - as estatísticas mostram que para cada 1,32 milhões de passageiros de avião apenas um poderá morrer em acidente aéreo, enquanto mais de 265 poderão morrer no trajeto até o aeroporto - para quase metade da população brasileira voar é algo assustador.

O sofrimento gerado pelo medo de voar é intenso e provoca uma cadeia de reações físicas desagradáveis: pensamentos recorrentes, crises emocionais e reações físicas como palpitações, sudorese, tremores, desconforto abdominal, falta de ar, náusea, desconforto no peito, vertigem, etc.

Essa fobia, além de gerar constrangimentos às pessoas, pode prejudicar também sua vida social e profissional. Algumas pessoas chegam a recusar excelentes empregos ou a perder maravilhosos passeios por temerem viajar de avião. Outras se refugiam no efeito do álcool e tranqüilizantes para "enfrentar” a viagem. O medo de voar pode estar relacionado a diversos fatores isolados ou concomitantes: medo de acidente, medo de ficar em lugares fechados, medo de altura, medo da perda de controle, e outros.

Felizmente, com o desenvolvimento da Psicologia Comportamental e Cognitiva, a cura do medo de voar e de outras fobias correlatas passou a ser atingida com um alto índice de sucesso - acima dos 90%.

Livro


Eu Socorro Costa indico este livro.

O livro: “Avião – Viaje Sem Medo”, da psicóloga Elvira Gross permite que as pessoas entendam a origem e o mecanismo do medo de voar, por que o medo vira fobia e quais as formas de superá-lo.

O livro aborda os seguintes temas:

* Por que temos medo?
* O condicionamento para sentir medo
* Quando o medo vira fobia
* Voar de avião é perigoso ou não?
* O medo de voar
* Como superar o medo de voar
* Atitudes para viajar com tranqüilidade
* Depoimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz que comente e venha me visitar!
Um grande Abraço e Volte sempre!
Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Translator