O poder natural da mente é usado com frequência, mesmo que não se tenha consciência disso. Muitas vezes, é usado de maneira negativa, involuntariamente estabelecendo limitações e dificuldades.
Quantas vezes você já viu alguém (ou até você mesmo) mentalizar que vai “dançar” em um exame, errar um lance de uma bola ou perder um negócio importante.
Os resultados, em geral, se concretizam, aí então dizem: “Eu sabia que isso não ia dar certo”, sem se dar conta de que o grande responsável pelo fracasso foi a própria autossu-gestão, expressa através de constantes mensagens negativas.
A utilização adequada dessa técnica é uma maneira simples e poderosa de que cada um dispõe para obter aquilo que quer da vida, seja na área pessoal, espiritual ou emocional. Mesmo que isso pareça a princípio remoto e difícil. Muitas vezes, as pessoas pensam que a visualização refere-se apenas à imagem visual, sem saber que, ao usar a imaginação ativa, pode-se usar qualquer dos cinco sentidos. Com a prática, é possível identificar que sentido é mais desenvolvido e então concentrar-se em aprimo-rá-lo. A mente está continuamente produzindo pensamentos.
O estado psicofisiológico do indivíduo depende diretamente da qualidade dessa conversa interna. Se vo-cê continuar mantendo mensagens negativas, possivelmente se sentirá nervoso, angustiado, ansioso, somado a esse negativismo através de dor de cabeça, en-xaqueca, insônia, taquicardia, gastrite, entre outros sintomas. Se, ao contrário, pensar de maneira positiva, em geral, será saudável e mais eficiente.
O mais importante é que você acredite em seu poder mental, o maior obstáculo na mentalização é você mesmo.
Se você pensa que não pode, certamente não poderá. Estabeleça um objetivo, saiba exatamente o que quer obter. É indispensável que o objetivo seja sempre positivo. Por exemplo: “Eu não quero fumar” usa uma forma negativa. Procure então pensar: “Eu quero purificar meus pulmões”.
Procure um lugar silencioso para relaxar, posicione-se confortavelmente, feche os olhos e estabeleça uma respiração profunda e calma.
Quanto maior o seu grau de relaxamento, mais poderosa a mentalização. O hemisfério esquerdo do cérebro exerce funções lógicas e de raciocínio, já o direito domina durante o relaxamento. Quanto mais relaxar, maior a probabilidade de concretizar as imagens mentais.
Crie imagens utilizando um dos cinco sentidos, acrescente cores, pessoas. Quanto mais detalhada for sua experiência, mais eficaz será sua prática.
Use a imagem mental até que se forme uma ideia mais concreta na mente. Continue a focalizar a ideia ou a imagem regularmente até que se torne realidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fico feliz que comente e venha me visitar!
Um grande Abraço e Volte sempre!
Obrigada.