A minha viagem de final de ano deixou em mim uma saudade...
saudade da minha terra
saudade do meu povo
saudade de muita gente!
Venham conhecer minha cidade com fotos "garimpadas" na internet.
A cidade já nasceu, ou seja, foi fundada, em 1822, com o objetivo de torna-se capital do Estado do Piauí, totalmente planejada pelo Conselheiro José Antônio Saraiva, e foi a primeira capital planejada do Brasil. Vale ressaltar que a transferência da capital da Província do Piauí de Oeiras para Teresina realizou-se sob vários protestos da comunidade oeirense, que desejava a todo custo, garantir a permanência da capital naquela cidade.
O nome da cidade remete a Imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria intermediado com o imperador a idéia de mudança da capital, e em sua homenagem deu-se o nome da cidade, que é algo como o diminutivo de Teresina, no idioma italiano. Tornada capital, Teresina passou por um crescimento bastante atenuado, aumentando de 49 a cerca de 8 mil habitantes de duas décadas. Essa foi a primeira cidade do Brasil construída em traçado geométrico. Ela não nasceu de forma espontânea, mas de modo artificial. Saraiva, pessoalmente, tomou as primeiras providências: planejou tudo, com o cuidado de estabelecer logradouros em linhas paralelas, simetricamente dispostas, todas partindo do Rio Parnaíba, rumo ao Rio Poti, principais fontes de água da cidade, até a hoje.
Teresina é capital do estado nordestino do Piauí, a única da região que não se localiza no litoral. É a 21ª maior cidade do Brasil, com 779.939 habitantes. Está conurbada com o município maranhense de Timon e, juntos, aglomeram cerca de 1 milhão e 40 mil habitantes. A única barreira natural que as separa é o rio Parnaíba, o maior rio totalmente nordestino.
A cidade é a terceira onde mais acontecem seqüências de descargas elétricas no mundo. Por esta razão, a região recebe a curiosa denominação de "Chapada do Corisco". Destaca-se como um pólo de medicina, recebendo pacientes de vários estados do Nordeste, e por ser a primeira capital planejada do Brasil. Segundo o IPEA, é a terceira capital mais segura do Brasil (perdendo apenas para Natal e Palmas).
Fontes:
http://www.flickr.com/photos/thiago_moraes/
http://www.flickr.com/photos/roborges/
http://www.flickr.com/photos/akhbc/
As que não foram citadas envie um comentário, ok?
Abraços com carinho
Como no troca troca
Que não destroca
Que gosta
de Teresina
e de cajuina
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fico feliz que comente e venha me visitar!
Um grande Abraço e Volte sempre!
Obrigada.